Mukuiú N´Zambi a todos irmãos de fé!
Falar sobre a Umbanda sempre foi uma tarefa muito complexa, pois a grandeza desta que é uma religião brasileira está em sua diversidade de rituais que muito tem a ver com nossa ´Terra Brasilis.
A proposta deste site é nos comunicar-mos com o maior numero de pessoas possível,sabendo respeitar as diferenças, mas sem perdermos nossa proposta e identidade própria.
A Umbanda enquanto Doutrina não possui um codificador. Ela é uma doutrina com base espírita sim, apesar de não fazer parte da doutrina Kardequiana.
Mas até mesmo os fundamentos do Espiritismo transcendem a codificação de Kardec.
Tanto uma quanto a outra se fundamenta em princípios universais, que podem ser encontrados em diversas religiões, nas mais diferentes épocas e culturas da humanidade.
Budistas,Judaicos,Indígenas,Islâmicos...
Claro que cada doutrina religiosa possui seus conceitos próprios, exclusivos, esotéricos...mas tudo isso faz parte da busca pelo CONHECIMENTO UNO da verdade, cujas diversas religiões,artes,filosofias e ciências refletem de fomentada.
Conhecer o todo é importante, mas conhecer a doutrina com que mais no identificamos é fundamental.
Apesar das adaptações religiosas e culturais, o que é natural, a Umbanda é mais do que simplesmente , popular ou esotérica;é mais do que Cristã ou Hindu; é mais que Kardecista ou Africanista.
É a experiência de cada um diante da realidade da VIDA.
Nosso mestre supremo A verdade
Nossa força A caridade
Nosso templo A vida
Nossos codificadores A razão e a intuição. O bom-senso
Nossa conquista A evolução
Nossa meta A paz universal e interior
Nós do Templo de Umbanda Ilê Mapory Axé Buruku “Casa de Mestre Xamacuã” não temos a intenção de impor conceitos desta ou daquela escola umbandista, apenas apresentaremos aqui nossos conceitos e é claro com muito respeito a tradição respeitando todas as diversidades de opinião.
Babalaô Kaobi Xapanã Buruku
Sacerdote da Umbanda
—————
Só podemos ajudar alguém, se nele confiarmos.
Pois o respeito pelos outros termina fazendo com que recuperemos o respeito por nós mesmos.
Se acreditarmos que uma pessoa pode melhorar, e esta pessoa sente que a consideramos igual a nós mesmos, terá ouvidos para nossas palavras. Acreditará que pode se tornar uma pessoa melhor.